Receita delicia – Pão de queijo mineiro

11 out

Quando coloquei a receita do Bolo Pamonha aqui no blog, várias pessoas comentaram que gostaram! Nesse mesmo post eu disse que ia colocar a do Pão de Queijo também, mas acabei me esquecendo, de tanto cobrarem hoje resolvi postar! Fim de semana com feriado merece umas calorias a mais, não acham?!

Esta receita está na minha família a muito tempo, minha avó faz, minha mãe faz, minhas tias também e por aí vai!!! É uma delicia, bem diferente daqueles que compramos pronto, mas dá um pouco de trabalho, porque tem que amassar bastante!!!

Uma coisa que faz a diferença na receita é a qualidade do polvilho, minha mãe prefere o polvilho caseiro, é bem melhor que o comercial, mas se em minas já está difícil encontrar este polvilho, imagina por aqui, rsrsrsr, a saída é usar o Amafil, que vende no supermercado e é bom!!! Quando ela vem de Uberlândia para cá, sempre traz um pouco do polvilho caseiro, as vezes ela já traz o pão de queijo assado e congelado, dai é só descongelar e aquecer em forno médio, fica muito bom, igual ao assado na hora! O bom mesmo é fazer de 2 a 3 receitas, assar e congelar em pequenas porções!

Pão de Queijo Mineiro

Receita
– 1 prato fundo de polvilho
– 1 prato fundo de queijo curado ralado
– 1 prato fundo bem cheio de óleo
– 1 prato fundo de leite
– sal a gosto
– ovos até dar o ponto de enrolar (para esta receita uns 18) se for ovo caipira o pão de queijo fica mais amarelinho

Modo de fazer
Em uma panela ferva o leite e o óleo, depois coloque o polvilho em uma bacia e jogue o leite e óleo ainda fervendo por cima. Misture bem (com uma colher, para não queimar a mão) e amasse bastante, sovando com as mãos, até a massa soltar da bacia. Depois é só enrolar e assar no forno a 180*. Quem quiser pode congelar a massa e ir assando ao poucos.

20131011-141024.jpg

20131011-141031.jpg

20131011-141115.jpg

Quem não encontrar queijo curado, pode comprar um meia cura e deixar fora da geladeira por uns dias para curar! Quem fizer a receita, não vai se arrepender, é um delicia, me contem se gostaram!!!

Escrevendo este post me lembrei de quando eu era criança e íamos para o rancho, na volta, sempre passávamos na Fazenda do seu Ari e da Dona Zélia para comprar polvilho! Saudades deste tempo!

Um super beijo
“Deus meu em Ti confio”

Aproveite, seja a primeira a comentar

Deixe sua resposta