Como lidar com os 4 tipos de TPM

18 nov

Slide1

A TPM é capaz de provocar mudanças radicais no temperamento da grande maioria das mulheres. Irritação, ansiedade, angústia, depressão, dor de cabeça, insônia, inchaço abdominal e dores nos seios são apenas alguns dos sintomas provocados por ela. Para piorar, existem quatro tipos diferentes dessa tão falada TPM, o tipo A, C, D e H e a mulher pode apresentar mais de uma ao mesmo tempo.

A tipo A é a mais comum, provoca ansiedade, irritabilidade, tensão e às vezes agressividade. A do tipo C causa aumento do apetite, fadiga, dor de cabeça, palpitações. O tipo D provoca choro, depressão, insônia e confusão mental. Já o H é caracterizado pelo súbito aumento de peso, dores abdominais e inchaço das mamas.

image13

Para algumas mulheres o grande desafio neste período é lidar com o imenso desejo de comer doces, especialmente o chocolate. A explicação para essa vontade súbita é fisiológica. Segundo especialistas, neste período, corre uma queda da serotonina, que é o hormônio do prazer e o próprio organismo pede nutrientes que são encontrados principalmente no cacau, o que faz aumentar o consumo desde produto.

image2

Para evitar o abuso de açúcar durante a TPM e o risco de engordar, a saída é buscar alternativas prazerosas, como praticar esportes, namorar, ouvir música e ir ao cinema, claro que isso vai variar com o gosto pessoal de cada uma de vocês, o importante mesmo é fazer o que gosta e relaxar!!!

Para amenizar os sintomas da TPM, recomenda-se aumentar a ingestão de líquidos, fibras, frutas e vegetais.  É importante incluir na dieta alimentos ricos em cálcio, como couve, brócolis e repolho pois esses alimentos são ricos em magnésio, que ajuda muito a diminuir os sintomas. Manter um programa de exercícios físico também é uma ótima saída. Melhor evitar alimentos que ajudam na formação de toxinas, como carne, açúcar, álcool. Em casos selecionados, pode ser usado medicamentos como anti depressivos para auxiliar  as mulheres com sintomas mais graves.

Espero que vocês tenham gostado do post! Bem que vocês poderiam sugeri o tema da próxima matéria não acham? Quem quiser pode nos acompanhar pela página no face Para Mulheres (aqui) ou nos fazer uma visitinha no consultório, será um prazer recebê-las.

Clínica Hares: Av. Amadeu Ribeiro,265/ Anhangabau /(11) 4807-2240 /(11)2816-2242
CES I – Sobam : Rua Bom Jesus de Pirapora, 1310 /(11)4527-3177
CC Prudente – HPS : Rua Prudente de Morais, 836 /(11) 4588-1444

Beijos e até a próxima

Camila e Patrícia

13 Respostas para “Como lidar com os 4 tipos de TPM”

  1. Flávia 19. nov, 2015 at 9:58 #

    Ótimas dicas Simone!
    Beijão

    http://www.dasquatroestacoes.com.br

  2. Blog Nem Te Conto! by: Ana Luiza 21. nov, 2015 at 11:01 #

    Amiga acho que o meu é a mistura dos 4 rsrsrs…
    Sofro muito esses dias e com um dor de cólica imensa.
    Bjão! Aguardo sua visita no http://www.nemteconto.net

    • Simone Salgueiro 23. nov, 2015 at 20:41 #

      Eu as tenho tenho os 4, mas não é sempre, quase nunca tenho cólicas, ainda bem!!!

  3. Carol Birk 22. nov, 2015 at 14:54 #

    Graças a Deus não tenho TPM, é raro… mas alguns sintomas as vezes aparecem e me deixam irritada. Adorei o post Si. Não imaginava que existiam tantos tipos!!

    • Simone Salgueiro 23. nov, 2015 at 20:41 #

      Você viu? Nem eu sabia rsrsrs, mas tem jeito de diminuir os sintomas, isso é que vale

  4. Thays 23. nov, 2015 at 9:40 #

    Eu já sofri muito com TPM, agora estou curada (meio na força) pois tive que fazer uma histerectomia há um ano atrás (miomas no útero) em virtude de uma forte anemia. Mas sei bem como é sofrer com essas sensações nada agradáveis.

    • Simone Salgueiro 23. nov, 2015 at 20:40 #

      Jura amiga, mas é para melhorar nossa saúde tudo vale a pena

  5. Ana Elisa Valcacer 25. nov, 2015 at 0:11 #

    Pra combinar com meu nome tenho a A.. rs Gente, meus sintomas são mega fortes, é tão desgastante lidar com tudo isso. Amei o post, as dicas. Beijo

    • Simone Salgueiro 26. nov, 2015 at 9:58 #

      Ainda bem Ana que dá para controlar!!!!

  6. Fernanda Guimarães Pereira 25. nov, 2015 at 10:04 #

    Amiga…eu conheço muito bem todos os aspectos, ás vezes tenho todos no mesmo período, acredita!?!?!

    • Simone Salgueiro 26. nov, 2015 at 9:58 #

      Nossa Fer, aí é duro, eu já tive assim também quando nova, mas agora cólica não tenho mais!!! Benefícios da idade heehehe

  7. Aline (Blog Aline Lima) 25. nov, 2015 at 16:12 #

    Gente tmp é uma coisa que nossa incomoda viu! Eu tenho e quando chega essa época tem dias que nem eu me suporto…acho que a minha se encaixa e mistura um pouco com a A e H. E para me acalmar só chocolate mesmo…ainda bem que temos ele, que já dá aquela controlada. Ai a dieta que me desculpe, mas é melhor comer um e tirar aquela vontade louca de morder a primeira pessoa que vejo na frente…rsrssrs! Mas não se assustem comigo não viu…tirando isso sou uma ótima pessoa.

    • Simone Salgueiro 26. nov, 2015 at 9:54 #

      Ainda bem que tem como aliviar Aline, se não desse jeito seriamos insuportáveis boa parte do mês!

Deixe sua resposta